SAÚDE: Comer tomates e maçãs retarda envelhecimento dos pulmões, diz estudo

ROMA - Pesquisadores da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, nos Estados Unidos, constataram que comer três maçãs ou dois tomates frescos por dia retarda o envelhecimento natural dos pulmões e, ainda por cima, repara os danos causados pelo tabagismo em ex-fumantes.

O estudo, publicado no "European Respiratory Journal", analisou a dieta e a função pulmonar de mais de 650 adultos em 2002. Os mesmos testes pulmonares, que medem a capacidade de absorver oxigênio e de expulsá-lo, foram repetidos nos voluntários uma década depois.Segundo a pesquisa, uma dieta com alto teor de frutas e vegetais, especialmente tomate, maçãs e bananas, diminui o declínio da função pulmonar. No entanto, os efeitos "protetores" decorrem apenas de alimentos frescos — o que significa que produtos enlatados não funcionam.

Os cientistas concluíram que os adultos que comiam dois tomates ou três maçãs por dia registraram um declínio da função pulmonar mais lento que os participantes que apenas comiam uma porção de cada diariamente, o que sugere a possibilidade de reverter danos nos pulmões mesmo que estes tenham sido causados pelo tabaco.

— Este estudo mostra que a dieta pode ajudar a reparar o dano pulmonar em pessoas que pararam de fumar — ressaltou a autora principal da análise, a doutora Vanessa Garcia-Larsen. A pesquisadora também conta que as descobertas sustentam as necessidades das recomendações dietéticas, especialmente para pessoas com risco de desenvolver doenças respiratórias como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Partido Liberal, liderado pelo grupo Ferreira em Pernambuco, perde o DETRAN para o Progressistas de Eduardo da Fonte.

     O Progressistas, partido liderado em Pernambuco pelo deputado federal Eduardo da Fonte, irá indicar o presidente do DETRAN. Isto foi de...