DIGA NÃO AO ASSÉDIO... HOMENS ENTENDAM QUE NÃO É NÃO...

Carnaval é sinônimo de alegria, irreverência, criatividade. Também é momento e espaço de manifestações culturais tão caras ao nosso povo como o frevo, o maracatu e os caboclinhos. Infelizmente, nessa festa de pierrôs, colombinas quase sempre aparecem personagens indesejáveis. Fantasiados ou não, eles podem ser identificados pelas suas atitudes equivocadas e machistas. Não entendem que mulher fala sério quando diz “Não!”, que roubo de beijo também é crime e que assédio não é brincadeira e não tem graça nem durante o reinado de Momo.

Não seja um babaca no Carnaval, entenda os limites entre flerte e assédio e não cause transtornos por onde passar. As mulheres precisam denunciar qualquer tipo de agressão sofrida. As mulheres precisam procurar uma delegacia mais próxima ou os órgãos de prevenção à violência contra as mulheres. Vários serviços estarão funcionando durante o Carnaval para apoiar mulheres vítimas de qualquer tipo de violência, seja física, psicológica, moral ou patrimonial. Em vários municípios elas poderão contar com a Central da Mulher para fazer denúncias ou, simplesmente, pedir orientação.
Este ano as mulheres pernambucanas que sofrerem assédio sexual durante o Carnaval no Recife e em Olinda têm uma ferramenta a mais para denunciar os casos. Com o celular, elas podem relatar a violência em um canal no WhatApp (81) 99140.5869. Quem preferir denunciar por telefone poderá discar para o serviço gratuito Liga, Mulher (0800 281.0107).

Todas essas iniciativas fazem parte de um política que vem se intensificando nesses últimos dois anos de combate ao assédio, com ações coordenadas e apoio a iniciativas de movimentos sociais que defendem os direitos das mulheres. Entendemos que é preciso aproveitar esses grandes eventos, pois é quando ficamos mais vulneráveis. Abram alas que o melhor carnaval do Brasil vai passar como quiser e gostar! 

Para as advogadas temos a comissão da mulher advogada da Ordem dos advogados do Brasil seccional Pernambuco (OAB-PE), tendo como presidente a advogada Ana Luiza Mousinho e conta com o apoio da CAAPE (Caixa de Assistência aos Advogados de Pernambuco, tendo como presidente Bruno Baptista, que realizam um excelente trabalho em prol da defesa das advogadas pernambucanas e pelos direitos das mulheres da sociedade civil.

Bom carnaval para todos os pernambucanos.

Um forte abraço do amigo Mário Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

ITAMARACÁ: Candidatíssimo, Rubinho continua crescendo na corrida para a prefeitura de Itamaracá, e já incomoda adversários.

      Na disputa pela prefeitura de Itamaracá, o ex-prefeito, e considerado pelos eleitores da Ilha, como o melhor prefeito da história de I...