Eriberto Medeiros enfatiza importância da ressocialização e defende fortalecimento da Polícia Penal em Pernambuco.

 



    O deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) defendeu o fortalecimento das políticas de ressocialização em Pernambuco, durante pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (31/05). Integrante da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, o parlamentar fez apelo à governadora Raquel Lyra pela convocação dos cerca de 1500 aprovados no concurso da Polícia Penal de 2021, enfatizando a necessidade de atualizar o efetivo da corporação, já que a Assembleia Legislativa aprovou aumento de 2 mil para 4 mil vagas nessa função.

    Em sua fala, Eriberto relatou a série de visitas que realizou ao sistema prisional pernambucano, onde constatou a necessidade urgente de recomposição do quadro de policiais penais. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomenda haver um policial penal para cada cinco detentos. Hoje, Pernambuco tem cerca de 32 mil presos (parte sem condenação, parte em regime fechado), além de 6 mil em regime semiaberto. O sistema prisional pernambucano conta, apenas, com cerca de 1400 policiais penais. “Mesmo assim, esses profissionais realizam um trabalho de excelência, fazendo mais com menos, arriscando suas vidas para manter Pernambuco seguro”, reconheceu.

    De acordo com o deputado, para atender à demanda, verdadeiramente, seria necessário em torno de 5 mil a 6 mil profissionais. “Hoje, no plenário, trazemos esse pleito da segurança pública de Pernambuco à governadora Raquel Lyra, mas também alertando o Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre a importância de reforçar as políticas de ressocialização, garantindo o fortalecimento da Polícia Penal, protegendo suas atribuições privativas, dando melhores condições de trabalho e qualidade de vida, cuidando da saúde mental”, defendeu Eriberto.

    No último ano, Eriberto percorreu as principais unidades prisionais de Pernambuco, desde Petrolina, passando por Arcoverde, Caruaru, até a Região Metropolitana do Recife, onde estão concentradas as unidades mais sobrecarregadas. "Os policiais penais, responsáveis por fazer a gestão desses presídios, tinham um trabalho extremamente arriscado: em algumas situações, chegamos a encontrar unidades com menos de 10 policiais para cuidar de milhares de detentos", relatou. O deputado tem relação próxima com a categoria que ajudou a regulamentar em Pernambuco, além de articular a criação do Departamento de Polícia Penal e defender outros avanços para a corporação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Partido Liberal, liderado pelo grupo Ferreira em Pernambuco, perde o DETRAN para o Progressistas de Eduardo da Fonte.

     O Progressistas, partido liderado em Pernambuco pelo deputado federal Eduardo da Fonte, irá indicar o presidente do DETRAN. Isto foi de...