Dra. Isabelita Fradique fala para o blog sobre a responsabilidade do síndico diante de um condomínio.




       O síndico é o representante legal do condomínio. Assim, qualquer irregularidade sob sua responsabilidade pode ensejar a responsabilidade civil e criminal do síndico.

    A responsabilidade civil do síndico ocorre quando as atribuições do cargo não são cumpridas adequadamente, ocasionando prejuízos aos condôminos ou a terceiros.

    Já a responsabilidade criminal do síndico acontece quando este não cumpre suas atribuições, levando-o não apenas a uma omissão, mas a uma prática que pode ser entendida como criminosa ou contravenção.

    Esse tipo de responsabilidade envolve geralmente os crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), a apropriação indébita de fundos do condomínio, e a apropriação indébita de verbas previdenciárias dos funcionários, por exemplo.

     Assuntos como este são importantes de se abordar, principalmente por um condomínio ser de propriedade coletiva, precisando que todos exijam e conheçam o que ocorre no mesmo.

    A omissão por exemplo de participação de assembleias condominiais dos condôminos abrem margens para não se conhecer o que ocorre na administração.

    Não deixem de zelar, saber e cobrar com o que ocorre no seu bem!

   * Dra. Isabelita Fradique é advogada, membra da Comissão da Mulher Advogada da OAB/PE, Mestre em Direito e com uma vasta expertise na área do Direito Condominial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

ITAMARACÁ: Candidatíssimo, Rubinho continua crescendo na corrida para a prefeitura de Itamaracá, e já incomoda adversários.

      Na disputa pela prefeitura de Itamaracá, o ex-prefeito, e considerado pelos eleitores da Ilha, como o melhor prefeito da história de I...