A boa política é mais importante do que a nova política. Políticos novos não representam necessariamente valores novos.

 



     Políticos novos não representam necessariamente valores novos, e precisamos de mais do que promessas para separar o joio do trigo. Principalmente em ano eleitoral.

    É verdade que o passado político do nosso país, principalmente o mais recente, faz a gente ter pouca fé nos representantes do poder público. Dá vontade de tirar todo mundo, gritar “fora todos”, expulsar todo mundo das assembleias e câmaras e recomeçar tudo do zero.

    E eu acho correta essa indignação. A performance da administração pública na maioria das vezes fica abaixo do que a gente merece e deseja. A percepção geral é a de que os políticos com mandato são medíocres e atrapalham mais do que ajudam a população, graças à corrupção e à burocracia – ambas bancadas com o SEU dinheiro.

    O único problema com esse pensamento é que nem sempre os quadros que se apresentam como “novos” são aqueles que representam uma ruptura com os vícios e defeitos dos políticos de carreira. Muitas vezes são só uma embalagem modernizada para o mesmo conteúdo que vem canetando a sua vida e desviando seu dinheiro desde sempre.

    Fica muito claro quais características a gente não pode tolerar nos mandatários: letargia, burocracia, desperdício, falta de transparência, apego a privilégios etc. Em ano eleitoral, além de ter isso em mente (que você e eu vamos concordar que é básico), é importante começar a pensar em quais características a gente precisa. Idoneidade, comprometimento, capacidade de entrega e, acima de tudo, respeito pelo dinheiro público.

    Muitos políticos novos podem até representar de forma legítima essa oxigenação de valores, mas precisamos ser vigilantes sobre a diferença entre aquilo que eles aparentam ser e aquilo que eles praticam de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Magno Rodrigues entrega a presidência do PMB em Olinda

     O partido da mulher brasileira - PMB, Diretório Olinda, não tem mais o comando do seu presidente, Magno Rodrigues, que em 2016, consegu...