ENDOMETRIOSE: O que é endometriose? Conheça sintomas e causas de doença que acomete cantora Anitta.

 



    Na última quarta-feira (7), a cantora Anitta surpreendeu fãs ao revelar sofrer com a doença endometriose. A alteração no órgão uterino atinge 10% das mulheres e pessoas com útero no Brasil, e pode causar uma série de desconfortos.

O QUE É ENDOMETRIOSE?

    A endometriose é caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, em locais como os intestinos, ovários, trompas de falópio ou bexiga. Não se sabe a causa exata da endometriose, mas acredita-se que ela está ligada a genética e ao sistema imunológico.

    A endometriose é uma doença crônica, que regride espontaneamente durante a menopausa devido à queda dos hormônios femininos. O tratamento pode ser feito para combater as dores através de medicamentos ou cirurgia.

ANITTA

    A cantora Anitta compartilhou com os seguidores do Twitter o seu diagnóstico. Segundo ela, uma série de exames foram realizados até que chegaram ao diagnóstico após uma ressonância magnética.

LARISSA MANOELA

    A atriz Larissa Manoela também revelou ser acometida por endometriose. A famosa descobriu aos 20 anos e disse estar feliz por ter iniciado o tratamento cedo, assim diminuindo os efeitos da doença.

ISABELLA SANTONI

    Isabella Santoni também descobriu ter endometriose. A atriz foi nos stories do seu Instagram para falar sobre o diagnóstico.

    "Eu sempre tive muita cólica, mas eu achava que era normal. Aí, eu fui em uma médica e ela falou que eu não devia tomar os remédios que eu tomava todo mês", explicou. "Eu tinha o DIU de cobre, então eu ia fazer o exame a cada seis meses. Mas, o médico não viu que ele estava fora do lugar, então estava perfurando meu útero. Além da endometriose, eu tinha dores por causa do DIU", afirmou.

PATRÍCIA POETA

    A mais nova apresentadora do programa Encontro, Patrícia Poeta, também se trata de endometriose. A revelação da apresentadora veio após o relato de Anitta.

    “Eu descobri recentemente que eu tenho endometriose, não operei ainda. Às vezes a gente tem essa dor, às vezes não se manifesta tanto. Às vezes você leva 40 anos para descobrir que tem endometriose. Foi o meu caso”.

GIOVANNA EWBANK

    O relato de Anitta também levou Giovanna Ewbank a se manifestar. A atriz compartilhou com o público o processo de descoberta da doença.

    “Me passa um filme na cabeça. Sofri por muitos anos sem saber o que tinha, eram cólicas de desmaiar de dor e muito desconforto na relação sexual. Eu nunca tinha ouvido falar da doença quando descobri e logo operei. Mudou a minha vida! Procure saber.”

GABRIELA PUGLIESI

    A influencer de saúde Gabriela Pugliesi também contou que conseguiu engravidar do primeiro filho apesar da doença: “Além de ter engravidado sem nenhum tratamento, sem nada, eu tinha endometriose. Ou seja, gente, quando é para ser é, não tem nada para atrapalhar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Magno Rodrigues entrega a presidência do PMB em Olinda

     O partido da mulher brasileira - PMB, Diretório Olinda, não tem mais o comando do seu presidente, Magno Rodrigues, que em 2016, consegu...