Embaixador de Cabo Verde visita Vitória de Santo Antão.

 


    Vitória de Santo Antão teve um dia histórico nesta terça-feira (17/01). Além de celebrar o padroeiro Santo Antão, após cerca de 400 anos, a cidade recebeu a visita oficial de um representante governamental de Cabo Verde, terra-natal do fundador, Diogo de Braga. O embaixador José Pedro Chantre D’Oliveira, acompanhado do cônsul honorário José Ricardo Galdino, esteve durante a manhã e tarde cumprindo agenda no município, ao lado do prefeito Paulo Roberto, do vice-prefeito, Edmo Neves, secretários municipais, representantes do legislativo estadual e federal, conhecendo os laços que unem a história de Vitória e a Ilha de Santo Antão.

    O encontro foi iniciado no Palácio José Joaquim da Silva Filho, onde ocorreu a recepção com a apresentação da cultura da cidade e seguido de hasteamento das bandeiras. Em seguida, ocorreu a visita à Praça Diogo de Braga, com homenagens ao fundador e ao país de Cabo Verde. A comitiva também esteve na Praça da Vitória, marco zero da cidade.

    O objetivo da visita foi estreitar laços. “Eu me sinto em casa pelo tratamento de fraternidade do prefeito e autoridades civis, e sobretudo, por se sentir na Ilha de Santo Antão. Fui portador para que o prefeito e sua delegação possam visitar o país e a Ilha de Santo Antão, para estreitar esses dois mundos que se chamam Santo Antão e dividem o mesmo padroeiro”, destacou o embaixador.

    A programação seguiu com a participação na Concelebração Eucaristia, na Matriz de Santo Antão, presidida por Dom Fernando Saburido, em homenagem ao dia do padroeiro. Após almoço no Clube Abanadores - O Leão, foi apresentado o acervo do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, bem como a peça teatral “Vitória, preserva tua história”, com integrantes do grupo Máquina Teatral, Vidart e da Companhia Carlos Nascimento.

    “Nós temos esse vínculo da fundação e religioso, e agora vamos buscar esse vínculo na educação, no desenvolvimento econômico, fazendo este intercâmbio com o Cabo Verde”, frisou o prefeito Paulo Roberto.

    A CHEGADA DE SANTO ANTÃO

    A história retrata que a devoção foi iniciada através do fundador da cidade, Diogo de Braga, oriundo da Ilha de Santo Antão, localizada em Cabo Verde. Aqui ele estabeleceu-se com a família e agregados onde teve origem o povoado e posteriormente se formou a cidade. Dedicando-se principalmente à criação de gado, a região tornou-se um conjunto de fazendas criadoras pertencentes aos mesmos. Diogo Braga fez erigir uma capela sob a invocação de Santo Antão, não apenas por ser o mesmo o padroeiro de sua terra-natal, mas também por ser considerado o patrono dos criadores de gado e protetor dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

ITAMARACÁ: Candidatíssimo, Rubinho continua crescendo na corrida para a prefeitura de Itamaracá, e já incomoda adversários.

      Na disputa pela prefeitura de Itamaracá, o ex-prefeito, e considerado pelos eleitores da Ilha, como o melhor prefeito da história de I...