Retrospectiva: Veja alguns escândalos de corrupção envolvendo os governos do PT, o partido de Lula.

 

Manifestante solitário com a bandeira do PT.


Partido chegará ao pleito de 2022 abalado por série de casos que se vê envolvido, um atrás do outro, há quase 19 anos.

O PT envolto em uma nuvem de suspeitas e críticas pelas inúmeras crises que já enfrentou nos últimos anos. Desde o primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidiário, o partido é alvo de uma série de investigações e denúncias de corrupção.

Veja abaixo alguns dos mais famosos casos:

1. Mensalão

O primeiro grande escândalo descoberto durante o governo Lula, em 2005, denunciou compra de votos de deputados com dinheiro público desviado com ajuda do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e do operação Marcos Valério. O esquema foi revelado por Roberto Jefferson e chefiado, conforme as investigações da época, pelo ex-ministro José Dirceu.

2. Renúncia de Palocci

Em março de 2006, ainda sob o governo Lula, Antônio Palocci renunciou ao cargo de ministro da Fazenda. A renúncia aconteceu depois da acusação de que ele teria chefiado o esquema de corrupção na época em que era prefeito de Ribeirão Preto. Palocci teria cobrado “mesadas” de até R$ 50 mil mensais de empresas que prestavam serviços à prefeitura para os cofres do PT.

3. Prisão da cúpula

Em outubro de 2012, oito anos após a explosão do escândalo do mensalão, José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares foram condenados por corrupção ativa e formação de quadrilha. Em agosto de 2014, Genoino pediu progressão de regime e passou a cumprir a pena em casa, assim como Delúbio e Dirceu.

4. Faxina de Dilma

No primeiro ano de mandato da presidente Dilma Rousseff, em 2011, perderam o cargo sob suspeita de malfeitos os ex-ministros Antonio Palocci (Fazenda), Wagner Rossi (Agricultura), Orlando Silva (Esporte), Pedro Novais (Turismo) e Mário Negromonte (Cidades). Dilma enfrentava a primeira turbulência no poder.

5. Lava-Jato

O juiz Sérgio Moro, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal conduziram as investigações do maior escândalo de corrupção do país, com o foco inicial no desvio de recursos da Petrobras. O PT é um dos partido com o maior envolvimento no esquema de corrupção, ao lado do PP, MDB e PSDB.

6. Delcídio do Amaral delator

O ex-líder do governo, o senador Delcídio Amaral foi preso em flagrante ao tentar comprar o silêncio do delator Nestor Cerveró. Em negociação para firmar acordo de delação, Delcídio implicou Dilma e Lula no escândalo da Petrobras. Afirmou que ambos atuaram para melar a Lava-Jato. O MPF concluiu que ele mentiu no depoimento e chegou a pedir que a delação dele fosse cancelada.

7. Impeachment de Dilma

Em parecer unânime, o Tribunal de Contas da União (TCU) acusou a ex-presidente Dilma Rousseff de prática de pedaladas fiscais (manobras contábeis), que foram consideradas crime de responsabilidade fiscal. Partidos de oposição se uniram, formalizaram pedido de impeachment na Câmara, acatado pelo então presidente da Casa, Eduardo Cunha (MDB-RJ), em dezembro de 2015. O afastamento da petista foi avalizado no Senado em 31 de agosto de 2016.

8. Lula preso

Condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato, o ex-presidente se entregou à Polícia Federal em 7 de abril e cumpriu pena na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, que transformou em seu QG político. Lá recebeu advogados, políticos e amigos, muito mais que familiares. Deu ordens de dentro da prisão sobre estratégias para o PT nas eleições.

Capa da revista Veja publicada em 31/01/2018.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

ITAMARACÁ: Candidatíssimo, Rubinho continua crescendo na corrida para a prefeitura de Itamaracá, e já incomoda adversários.

      Na disputa pela prefeitura de Itamaracá, o ex-prefeito, e considerado pelos eleitores da Ilha, como o melhor prefeito da história de I...