Velho Xaveco recebe diploma de Patrimônio Vivo do Estado na Casa da Cultura.

 



    Um dos novos Patrimônios Vivos do Estado, o Velho Xaveco, será diplomado nesta terça-feira (21) na Casa da Cultura, que terá programação iniciada a partir das 13h30.

    Considerado o Velho do Pastoril mais antigo de Pernambuco, Antônio Coutinho recebe o título concedido no último mês de agosto pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

    A solenidade vai marcar, também, as comemorações da primeira edição do Encontro Estadual dos Velhos de Pastoril, que contará ainda com apresentações do Velho Cafuné, às 14h; Velho Lumbrigueta, 14h30; Velho Mangaba, às 15h; Mamulengo Risadas, às 15h30; Pastoril Lindas Ciganas, às 16h; e Boi D'Loucos, às 16h30. O acesso é gratuito.

Velho Xaveco

    Antônio Coutinho, o Velho Xaveco, nasceu em Bezerros, Agreste pernambucano. Ele interpreta o personagem desde o final da década de 1970 e foi pupilo de outros velhos que marcaram sua época, entre eles o Faceta que gravou o famoso "Papai, eu Quero me Casar".

    O Velho Xaveco já foi também homenageado do Natal do Recife e atualmente é expoente do Pastoril Profano - manifestação cultural que ele conheceu aos 10 anos de idade, quando morava no bairro de Tejipió, no Recife.

Patrimônio Vivo

    O Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE) tem por finalidade o apoio financeiro, por meio de bolsa mensal vitalícia no valor de R$ 1,6 mil (pessoa física) e R$ 3,2 mil grupo, entidade, agremiação ou associação). O intuito também é de preservação dos processos de criação e divulgação de técnicas, modos de fazer e saberes das culturas tradicional ou popular pernambucanas. Pelo menos 75 Patrimônios Vivos já foram registrados pelo Estado.

    Recentemente, o número de bolsas anuais concedidas aos mestres, mestras e grupos da cultura popular pernambucana, por meio do edital do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE), foi ampliada de seis para dez. A mudança faz parte da Lei 17.489/2021, de autoria do Governo de Pernambuco, e aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), e já valerá para a nova edição em 2022.

Serviço

Diplomação de Patrimônio Vivo do Estado concedida ao Velho Xaveco
Terça-feira (21), às 21h30, na Casa da Cultura
Rua Floriano Peixoto, S/N, Bairro de São José
Acesso gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

ITAMARACÁ: Candidatíssimo, Rubinho continua crescendo na corrida para a prefeitura de Itamaracá, e já incomoda adversários.

      Na disputa pela prefeitura de Itamaracá, o ex-prefeito, e considerado pelos eleitores da Ilha, como o melhor prefeito da história de I...