Cai o último reduto petista? Como o bolsonarismo está virando o jogo no Nordeste.

    


O presidente Jair Bolsonaro vive um bom momento em relação à popularidade — inclusive, quem diria, no Nordeste. 

A ampliação da popularidade do presidente da República no Nordeste é significativa porque a região foi a única em que ele foi derrotado na eleição de 2018. Bolsonaro não foi o mais votado em nenhum dos nove estados da região. Além disso, foi no Nordeste que o PT conquistou seus quatro governos estaduais em 2018: Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Bahia. E o Nordeste é também a terra do governador Flávio Dino (PCdoB-MA), que tem se colocado como liderança nacional da esquerda e candidato à sucessão de Bolsonaro em 2022.

O que explica o avanço de Bolsonaro no Nordeste?

A ampliação do apoio no Nordeste, região em que parte significativa dos moradores se encontra nas camadas carentes da população, tem esse componente entre seus fatores. E tudo indica, que com o pagamento do auxílio Brasil, que começa agora em Novembro a ser pago, a liderança de Bolsonaro nas intenções de voto para 2022, no nordeste, deva se espalhar por praticamente todas as faixas de renda na região nordeste.

Vale salientar, que o governo entregou a transposição do São Francisco e vai entregar a transnordestina. Além do auxílio Brasil, que salvará muitas famílias após a pandemia, o governo ainda vai lançar vários programas para minimizar o sofrimento da população mais carente. 

Além de serem entregues obras no nordeste, como um trecho da transposição que foi entregue em junho de 2020 por Bolsonaro em uma cerimônia no interior do Ceará, na qual o presidente tocou nas águas do rio e se emocionou pelo fato. Bolsonaro que aderiu a tradição nordestina de colocar chapéu de couro e andar de cavalo, como faz todas as vezes que chega ao nordeste.

Ao meu ver, esse crescimento não vem por acaso, pois em sua equipe ministerial, tem um pernambucano que vem trazendo investimentos na área do turismo para vários estados e municípios nordestinos, em especial, em Pernambuco, que é o ministro Gilson Machado, que vem realizando um  excelente trabalho e com muita desenvoltura política.


4 comentários:

  1. BOSONARO NÃO DEIXA DE SER HUMILDE E GOVERNA PARA O POVO E NÃO EM BENEFÍCIO PRÓPRIO

    ResponderExcluir
  2. Bolsonaro e equipe e EXÉRCITO BRASIL ORDEME PROGRESSO e Brasil LIVRE DO COMUNISMO

    ResponderExcluir
  3. Bolsonaro presidente em 2022 eu voto

    ResponderExcluir
  4. MITO NÃO DEIXA OS CORRUPTOS TOMAR CONTA BURLANDO AS URNAS PORQUE NA HONESTIDADE ELES NÃO GANHAM

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

ITAMARACÁ: Candidatíssimo, Rubinho continua crescendo na corrida para a prefeitura de Itamaracá, e já incomoda adversários.

      Na disputa pela prefeitura de Itamaracá, o ex-prefeito, e considerado pelos eleitores da Ilha, como o melhor prefeito da história de I...