Saúde: governo de Raquel Lyra 45, fortalecerá a atenção primária junto aos municípios e o Sassepe.

 


    A candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), abriu, nesta terça (30), uma roda de sabatinas promovida pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas de Pernambuco (Sindhospe), no Bairro de Santo Amaro, no Recife. A postulante recebeu um documento com reivindicações do sindicato e defendeu o fortalecimento da atenção primária e a parceria permanente com os municípios na saúde básica e a melhoria do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado (Sassepe).

    A candidata a vice-governadora, Priscila Krause, e o candidato a suplente de senador, Fred Loyo, também acompanham o encontro.

    Raquel Lyra respondeu as perguntas dos diretores do sindicato e destacou seus principais compromissos para melhorar o acesso dos pernambucanos à saúde. “A saúde pública é um dos principais problemas de Pernambuco. São inúmeros os relatos tristes e desumanos daqueles que precisam de cirurgias, exames e medicamentos, e essa é uma demanda de todas as regiões do estado. Esse governo não consegue entregar resolutividade aos que mais precisam. O Sassepe, que está desestruturado com débito de R$ 100 milhões, é um exemplo disso. O povo tem sofrido muito”, afirmou.

    Estão entre as principais propostas apresentadas por Raquel para a saúde a construção de cinco grandes maternidades no estado; a conclusão das obras inacabadas, como o Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru; a retomada do projeto do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns; a construção de Centros Especializados de Reabilitação para PCDs no interior de Pernambuco; a descentralização do acesso à saúde, por meio das Carretas da Saúde de Pernambuco, que farão a oferta itinerante de especialidades médicas, com consultas, exames clínicos e laboratoriais, e pequenas cirurgias, assim como para a saúde integral da mulher, e a criação do programa Especialistas por Pernambuco, estimulando a interiorização de médicos especialistas, ampliando a oferta de vagas de residência médica e multiprofissional no interior do estado.

    A candidata também falou sobre suas ações na saúde quando foi prefeita de Caruaru, a exemplo da construção de uma maternidade, a oferta de remédios e a ampliação da cobertura básica de saúde e da saúde da mulher. “A saúde precisa ser descentralizada e isso passa pela pactuação e compromisso do nosso governo”, concluiu.

    “Temos aqui a certeza que Pernambuco terá à frente do seu governo alguém que enxerga as soluções para os problemas dos pernambucanos, e a rede de saúde privada é parte dessas soluções para melhorar a saúde de quem mais precisa”, disse Priscila Krause.

    O presidente do Sindhospe, George Trigueiro, reforçou que as unidades privadas de saúde podem ser parceiras do governo. "O setor privado de saúde já tem leitos hospitalares suficientes para atender o estado. Estamos prontos para colaborar com o poder público e disponibilizar capacidade técnica, profissional e estrutura para atender os pernambucanos”, finalizou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

ITAMARACÁ: Candidatíssimo, Rubinho continua crescendo na corrida para a prefeitura de Itamaracá, e já incomoda adversários.

      Na disputa pela prefeitura de Itamaracá, o ex-prefeito, e considerado pelos eleitores da Ilha, como o melhor prefeito da história de I...