Domingo e Dia do Senhor! Já se perguntou por que o católico guarda o domingo? Saiba hoje.

 


    Hoje, Domingo, dia do Senhor, participe da Santa Missa. Algumas pessoas têm o firme desejo de voltar a participar da vida da Igreja, participar da Santa Missa. Mas vivem um doce ilusão, porque vivem de bons propósitos: semana que vem vou à Missa; amanhã vou começar a participar e a rezar; hoje não tenho tempo. Santo Expedito foi um grande santo e mártir da Igreja que não deixou-se levar por esta doce ilusão, esta armadilha de satanás. Quando ele decidiu participar da vida da Igreja, satanás, na imagem do corvo, sugeriu a ele de deixar para começar ‘amanhã’, mas ele iluminado interiormente pelo Espírito Santo disse: Hodie, hoje. E Começou naquele dia. Tornou-se um Santo, um grande Santo da Igreja Católica Apostólica Romana. Não deixe para amanhã, hoje é teu “dia”, o “dia” que o Senhor te preparou.


Por que o católico guarda o domingo???


É bastante frequente esta dúvida entre os católicos, principalmente quando se deparam com irmãos de outras denominações religiosas, como os Adventistas do Sétimo Dia, que guardam o sábado com fidelidade, surgindo a pergunta “Por que eles observam o sábado e nós, católicos, o domingo?”

O sábado é uma data muito significativa para o povo hebreu, sendo mencionado em várias partes do Antigo Testamento e também rigidamente observado na época de Jesus. A palavra sábado deriva do hebraico Shabbath que significa repousar, parar, descansar. Conforme vemos no livro do Êxodo 20, 8-11, o sábado deveria ser sempre um dia santificado para o povo hebreu, pois marcaria recordação da obra da criação. Neste dia, ninguém deveria fazer trabalho algum, pois Deus, em seis dias, tudo criou e, no sétimo, descansou de toda sua obra criadora (Gn 2, 1-4).

Além de fazer memória da obra da Criação, o sábado também recorda a Festa dos Ázimos ou Páscoa. A Páscoa é a festa em que os hebreus comemoravam a libertação do povo da escravidão do Egito.

Por essas razões, o sábado é um dia de descanso e um dia em louvor a Deus, preceito este seguido rigidamente durante todo o Antigo Testamento e também na época de Jesus.

Mas por que nós, católicos, consagramos o domingo como um dia de louvor a Deus e de descanso e não o sábado?

A palavra domingo deriva do latim Dies Dominica que significa Dia do Senhor. Para os cristãos, essa data ganha um significado todo especial, pois foi, no domingo, que Jesus Cristo, nosso Redentor, ressuscitou. Todos os evangelistas são unânimes em dizer que a ressurreição ocorreu depois do sábado, no primeiro dia da semana (Mt 28, 1; Mc 16, 2; Lc 24, 1; Jo 20, 1).

Com a ressurreição de Jesus, nós temos uma nova criação, em que Cristo glorificado é o precursor. Ademais, esse acontecimento tão importante representa para todos nós, cristãos, a nova Páscoa, pois, com a morte e ressurreição de Jesus, passamos da escravidão do pecado para uma vida nova. Dessa forma, podemos dizer que o domingo representa a “plenitude do sábado”, assim como a Nova Aliança significa a realização plena das promessas da Antiga Aliança, pois assim disse Jesus que não viria para abolir a lei, mas para levá-la à perfeição (Mt 5, 17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

ITAMARACÁ: Candidatíssimo, Rubinho continua crescendo na corrida para a prefeitura de Itamaracá, e já incomoda adversários.

      Na disputa pela prefeitura de Itamaracá, o ex-prefeito, e considerado pelos eleitores da Ilha, como o melhor prefeito da história de I...