Em seu primeiro discurso na Alepe, Jarbas Filho pede ao Governo do Estado melhorias na Educação e interiorização do Compaz.

 

Foto: Thiago Lemos

    O deputado Jarbas Filho subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco para fazer seu primeiro discurso na tarde desta segunda-feira (20). O parlamentar reafirmou o seu compromisso com o povo pernambucano e pediu ao Governo do Estado melhorias na educação, além da implantação do Compaz em outras regiões do estado. O discurso recebeu o aparte de 13 parlamentares da Casa Joaquim Nabuco.

    O parlamentar iniciou a sua fala fazendo uma referência ao seu pai, o senador Jarbas Vasconcelos, e confirmou que levará o seu legado de cuidado com Pernambuco e com o povo pernambucano adiante. “Muito do que Pernambuco é hoje, principalmente a infraestrutura que permitiu o seu desenvolvimento na última década, se deve às obras e iniciativas feitas por Jarbas com muita coragem e disposição. Muitas das conquistas que hoje celebramos só são possíveis porque ele tirou do papel e transformou em realidade.

    O deputado Mário Ricardo (Republicanos) utilizou o tempo de aparte para relembrar sua história de militância e de início de vida pública com o senador Jarbas Vasconcelos e desejou sucesso para Jarbas Filho, que agora trilha o mesmo caminho do pai. “Carreguei a bandeira do seu pai com muito orgulho. Militei pelas ruas de Igarassu pedindo votos para ele, pois entendia que Jarbas era digno de receber o nosso voto. Tempos depois, ele provou isso na prática como prefeito da capital e depois como um dos maiores governadores que esse estado já teve. Ele resgatou o orgulho de sermos pernambucanos, fez o hino do estado ser cantado pelos vários ritmos pernambucanos. O hoje senador da República que orgulha a classe política e que faz nos sentirmos bem na hora de afirmarmos que somos políticos. Para mim é uma honra estar ao seu lado nesta Casa, aprenderei muito com vossa excelência, com a vossa juventude, com a vossa disposição. O caminho que seu pai trilhou é bom e correto para a vossa excelência trilhar. Estamos juntos nessa caminhada. Parabéns, deputado”.

    Jarbas Filho lembrou que uma das prioridades de Jarbas Vasconcelos foi a educação e que o projeto de escola em tempo integral do estado foi implantado em Pernambuco por ele, acontecendo no Ginásio Pernambucano. Outras sete escolas do estado também foram contempladas pelo programa ainda em seu governo, que depois foi ampliado pelos governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara. O deputado afirmou que, de maneira crítica e atenta, será uma voz ativa junto ao atual governo na defesa da educação e para que este legado seja continuado.

    “Não terei cerimônia em bater na porta da nossa governadora quando os assuntos forem melhorias e investimentos nas nossas escolas. Não medirei esforços para lutar na expansão do ensino integral. Tenho certeza que como mãe, nossa governadora sabe com muita propriedade a importância dessa iniciativa. Estudos já comprovaram que é na primeira infância - que segue até os seis anos de idade – que acontece a maior janela de oportunidade para saúde, aprendizado e desenvolvimento da criança. Não vamos desperdiçar então esse período tão importante na vida dos nossos estudantes”, disse.

    O deputado Sileno Guedes, também do PSB, celebrou a chegada de Jarbas Filho à Alepe, falou sobre a grande referência que o parlamentar tem na política, mas que está construindo seu caminho com coragem. “Todos nós temos referências na vida, e a sua é a de um homem respeitado por todos nós, que é Jarbas Vasconcelos, mas Vossa Excelência aponta para o futuro. Apesar de estar na política já há bastante tempo, fico feliz em partilhar este momento e experimentar com vossa excelência a construção que vamos fazer juntos aqui na casa Joaquim Nabuco por Pernambuco. Minha expectativa em relação ao seu mandato, enquanto companheiro do meu partido, é muito grande”, afirmou Guedes.

    Na oportunidade, Jarbas agradeceu os apartes e também cobrou ao Governo sobre a interiorização do Compaz. O deputado ressaltou as transformações que o equipamento, conhecido como “fábrica da cidadania”, fez nas comunidades onde já está funcionando na capital pernambucana e como pode ser essencial na diminuição da violência e na formação de cidadãos por todo o estado de Pernambuco.

    “A interiorização do Compaz se faz necessária. Precisamos levá-lo para todas as regiões pernambucanas. Venho defendendo isso desde a minha campanha para esta Casa e será uma bandeira que levarei por todo o meu mandato. Já enviei para a governadora uma indicação neste sentido e estou à disposição para conversar sobre o assunto e buscar as melhores alternativas para que o Compaz, em sua totalidade e importância, possa atender ao povo pernambucano. Será uma transformação possível na política social, no combate à violência que Pernambuco realmente precisa”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Magno Rodrigues entrega a presidência do PMB em Olinda

     O partido da mulher brasileira - PMB, Diretório Olinda, não tem mais o comando do seu presidente, Magno Rodrigues, que em 2016, consegu...