PSB aprova federação com PDT e Solidariedade.

 


    A Executiva Nacional do PSB aprovou nesta 5ª feira (9.mar.2023) o início oficial das negociações com PDT e Solidariedade para formar uma federação partidária. As outras duas siglas ainda não deram autorização formal para suas cúpulas negociarem a aliança. A intenção dos pessebistas é fechar um acordo já para as eleições municipais de 2024. As conversas até agora corriam na informalidade.

    O PSB negociou até 2022 uma federação com PT, PC do B e PV, mas acabou ficando fora. Temia ficar sob hegemonia petista, que tem bancadas maiores. Agora um acordo deve sair porque o partido tem tamanho semelhante ao PDT. A bancada pessebista tem 14 integrantes na Câmara, enquanto a do PDT tem 17. O Solidariedade tem só 3 deputados.

  Se sair do papel, a aliança terá 34 deputados e 7 senadores, sem contar possíveis migrações. Federações são estruturas que permitem aos partidos somar seus desempenhos para eleger deputados e vereadores, além de baterem juntos a cláusula de desempenho que regula acesso ao Fundo Partidário. Os partidos integrantes também precisam lançar em conjunto as candidaturas ao Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

ITAMARACÁ: Candidatíssimo, Rubinho continua crescendo na corrida para a prefeitura de Itamaracá, e já incomoda adversários.

      Na disputa pela prefeitura de Itamaracá, o ex-prefeito, e considerado pelos eleitores da Ilha, como o melhor prefeito da história de I...