Família Ferreira mostra poder de articulação e ganha espaços no governo Raquel Lyra.

 


    Na pré-campanha de 2022 os então prefeitos Anderson Ferreira e Raquel Lyra formaram o movimento Levanta Pernambuco, que visava discutir os temas do estado e apresentar soluções para os eventuais problemas. A conjuntura nacional afastou PL e PSDB, uma vez que o partido de Anderson Ferreira recebeu a filiação do então presidente Jair Bolsonaro para tentar a reeleição e o movimento Levanta Pernambuco não se concretizou como coligação.

    No processo eleitoral propriamente dito, foram cinco candidaturas competitivas ao governo do estado, e por uma diferença pequena de votos Raquel Lyra ficou na segunda colocação contra Marília Arraes, Anderson Ferreira acabou na terceira colocação. Apesar de terem caminhado juntos na pré-campanha, Anderson não declarou voto em Raquel, que recebeu oficialmente apenas o apoio de Miguel Coelho, do União Brasil, e sagrou-se vitoriosa contra Marília Arraes no segundo turno.

    A formação do secretariado de Raquel trouxe Ivaneide Dantas, que havia sido secretária de Anderson em Jaboatão, para ocupar a importante secretaria de Educação. O movimento acabou não sendo muito explorado como um embarque do PL no governo, uma vez que as alegações eram de que Ivaneide era um quadro técnico. Mas evidentemente que ela não deixaria Jaboatão para integrar os quadros do governo estadual se não houvesse o aval do ex-chefe.

    No último sábado a relação entre PL e PSDB ficou mais clara, quando Carlos Fernando Ferreira, primo de Anderson e indicado por ele em outras funções anteriores, foi oficializado na presidência do Detran, órgão extremamente cobiçado pela classe política, vários aliados da governadora estavam de olho no comando da autarquia, que acabou ficando nas mãos de Anderson Ferreira. Com o movimento, o PL enfim embarca no governo e passa a ser um dos importantes pilares de sustentação de Raquel Lyra. Criticada por aliados por estar demorando com as nomeações, o movimento do PL foi visto como um alívio para a classe política, que espera uma maior celeridade da governadora para destravar a máquina do estado com a oficialização de novas nomeações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

ITAMARACÁ: Candidatíssimo, Rubinho continua crescendo na corrida para a prefeitura de Itamaracá, e já incomoda adversários.

      Na disputa pela prefeitura de Itamaracá, o ex-prefeito, e considerado pelos eleitores da Ilha, como o melhor prefeito da história de I...