RELIGIÃO: Final de semana de homenagens a frei Damião.


Frei Damião com o tenente do exercito, Antonio Firmino.


    Tradicionalmente, romeiros vindos de vários Estados nordestinos chegam ao Recife no fim de maio para reverenciar frei Damião. Na próxima terça-feira (31) completam 25 anos da morte do frade capuchinho, falecido em 1997 aos 98 anos de idade.

    Apesar da chuva, programação que marca os 25 anos de morte do frade capuchinho tem missas e apresentações culturais no Convento São Félix Cantalice, no Pina, Zona Sul do Recife. Na foto, Frei Damião visitando, em 1982, o então vice-prefeito de Barra de Guabiraba, o tenente do exercito, Antonio Firmino, avô do jurista e especialista em direito do consumidor, Dr. Mário Filho 

    Neste fim de semana estão programadas várias missas, para homenagear o religioso, no Convento São Félix Cantalice, localizado no Pina, Zona Sul da capital, onde o corpo do sacerdote está sepultado.

    Apesar da previsão de chuvas, o guardião do Convento São Félix Cantalice, frei Janailson Gomes, diz que por enquanto a programação está mantida.

    "Em outras festas passaram pelo convento mais de 10 mil pessoas. São três anos sem a festa. Porque em 2019 houve a greve dos caminhoneiros, então pouca gente participou. E nos dois últimos anos, 2020 e 2021, teve a pandemia. Então o povo está ansioso querendo celebrar", diz frei Janailson.

    Neste sábado (28) é esperada a chegada de dezenas de ônibus vindos do interior de Pernambuco e de outros Estados. "Aguardamos muitos romeiros que chegam à tarde vindos de várias partes do Nordeste e até de fora", comenta o religioso. Estão previstas missas às 6h e 17h e apresentações culturais às 20h.

    "Frei Damião foi a tantas cidades do Nordeste, agora encontramos a resposta do povo. De muitos lugares as pessoas vêm visitar o túmulo, demonstrando assim esse carinho e amor por esse santo capuchinho", enfatiza frei Janailson.

    O domingo (29) é o grande dia da festa, com missa às 4h, 6h, 10h, 14h e 17h. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, vai celebrar a missa das 10h.

    "Frei Damião era um homem simples, religioso de uma sensibilidade missionária muito grande. Deixou sua terra natal e sua família na Itália para comunicar a boa nova no Brasil. Deu muita atenção aos pobres, por onde passava as pessoas viam nele um sinal de Deus. Transmitiu o Evangelho e o compromisso com a fé", destaca dom Fernando.

    Na terça-feira (31), data em que se completam exatos 25 anos da morte do sacerdote, haverá missa no convento às 6h e às 17h.

Tenente do exercito, Antonio Firmino com Frei Caniço.


PROGRAME-SE

Sábado (28)
6h e 17h -Missas
20h – Apresentação Cultural e Show com Pe. Damião Silva

Domingo (29)
4h, 6h, 10h, 14h e 17h - Missas
8h – Show com Pe. João Carlos
16h – Show com Dudu do Acordeon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

ITAMARACÁ: Candidatíssimo, Rubinho continua crescendo na corrida para a prefeitura de Itamaracá, e já incomoda adversários.

      Na disputa pela prefeitura de Itamaracá, o ex-prefeito, e considerado pelos eleitores da Ilha, como o melhor prefeito da história de I...