Parabéns!!! Jaboatão dos Guararapes completa 429 anos.



    O município de Jaboatão dos Guararapes comemora, hoje, mais um aniversário, completa 429 anos de fundação. 

    O prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros, convocou os jaboatonenses para as festividades: “Passamos dois anos sem poder realizar a festa de aniversário que Jaboatão merece, devido à pandemia, e este ano tínhamos que montar uma programação à altura. Teremos opções de serviços, lazer e cultura para as famílias, durante todo o dia, no Parque da Cidade, que é um dos mais recentes presentes que o nosso município ganhou. Estamos esperando os jaboatonenses com uma bela festa para marcar mais um aniversário, num momento que o município vive uma nova fase da sua história”.

    O vereador, Melque Almeida, destacou a importância da data: "Jaboatão é conhecida como "Berço da Pátria", por ter sido palco da Batalha dos Guararapes, travada em dois confrontos, em 1648 e 1649. Nesta batalha, pernambucanos e portugueses expulsaram os invasores holandeses do nosso território. Em 1989, o nosso município passou a chamar-se "Jaboatão dos Guararapes", parte em homenagem ao Monte dos Guararapes, local onde ocorreu a batalha, que foi parte da Insurreição Pernambucana. A exemplo da Batalha dos Guararapes, onde simbolicamente nasceu o Exército Brasileiro e o sentimento patriótico que mais tarde resultaria na Independência do Brasil. Essa data, 04 de maio, é um momento único para nós, jaboatonenses, devemos comemorar com grande alegria essa data.", ressaltou.

   O jurista e jornalista, Mário Filho, falou também sobre essa data tão importante para Jaboatão: "Como filho desta terra tão amada, em especial, meu amado bairro de Cavaleiro, onde nasci e me criei, onde tenho toda minha história, sempre falo que: nada me emociona mais que Jaboatão. Não me afasto nem um só segundo de Jaboatão, sem a certeza do regresso. Como diz o nosso hino: Eu amo teu céu profundo, maior que já vi no mundo, e no meu sonho ideal, quero mais a ti. Oh! Terra natal."

    Por ser feriado municipal a Câmara de Vereadores estará fechada, assim como bancos e repartições públicas. Jaboatão dos Guararapes tem a segunda maior população do Estado, com cerca de 700 mil habitantes e a segunda arrecadação.

    Jaboatão dos Guararapes é um município brasileiro do estado de Pernambuco, Região Nordeste do País. Está localizado na Região Metropolitana do Recife, situando-se a sul da capital do estado, da qual dista cerca de 18 km. Ocupa uma área de 258,7 km², desses 23,6 km² formam o perímetro urbano e os 233,7 km² restantes formam a zona rural do município. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018 sua população era de 697. 636 habitantes, sendo, desta forma, o segundo município mais populoso do estado.

    A sede municipal tem uma temperatura média anual de 24,4 °C, tendo a Mata Atlântica como vegetação nativa e predominante, tendo também alguns trechos de restinga e manguezal. Em 2013, aproximadamente 97,82 % da população vivia na zona urbana municipal, dispondo de 114 estabelecimentos de saúde, segundo dados de 2009. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,717, sendo considerado médio e acima da média estadual, ocupando o quinto lugar no ranking estadual.

    As terras que formam o atual território municipal foram concedidas por Duarte Coelho, em 1566, a Gaspar Alves Purga e Dona Isabel Ferreira, com o objetivo de desenvolver a produtividade das terras. Numa extensão de uma légua, foi instalado o Engenho São João Batista, o qual foi vendido em 1573 a Fernão Soares, cuja herdeira, Maria Feijó, foi casada com o português Antônio Bulhões, havendo a mudança do nome do engenho para Bulhões. O município foi fundado sob o nome de Jaboatão em 4 de maio de 1593 por Bento Luiz de Figueirôa, o terceiro proprietário do antigo Engenho São João Batista.

    A cidade é conhecida como “Berço da Pátria”, por ter sido palco da Batalha dos Guararapes, travada em dois confrontos, em 1648 e 1649. Nesta batalha, pernambucanos e portugueses expulsaram os invasores holandeses do seu território. Em 1989, o município passou a chamar-se “Jaboatão dos Guararapes”, parte em homenagem ao Monte dos Guararapes, local onde ocorreu a batalha, que foi parte da Insurreição Pernambucana e parte para barrar diversas tentativas de emancipação do Distrito de Prazeres, por este motivo a sede da prefeitura foi transferida do centro do município para o distrito de prazeres, porém ao mudar o local da sede do município o nome deste deve ser mudado, por este motivo acrescentou-se o “dos Guararapes” ao antigo nome do município passando assim a Jaboatão dos Guararapes o mesmo ocorreu com a bandeira, foi acrescida no texto “dos Guararapes”.

    Jaboatão dos Guararapes destaca-se por sua indústria, possuindo o terceiro maior PIB industrial de Pernambuco e estando situado numa região estratégica de desenvolvimento econômico de Pernambuco, junto com as cidades de Rio Formoso, localizado no caminho entre o Recife e o Porto de Suape, que é o principal polo de investimentos do estado. É cortado pelas principais rodovias do estado, a BR-101 (de norte a sul), a BR-232 (de leste a oeste). Juntamente com outros municípios da sua região, Jaboatão faz parte do Território Estratégico de Suape, criado pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Condepe/Fidem) para delimitar a área de influência do Complexo Industrial e Portuário de Suape.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

ITAMARACÁ: Candidatíssimo, Rubinho continua crescendo na corrida para a prefeitura de Itamaracá, e já incomoda adversários.

      Na disputa pela prefeitura de Itamaracá, o ex-prefeito, e considerado pelos eleitores da Ilha, como o melhor prefeito da história de I...