Doenças cardíacas e hábitos de vida não saudáveis podem causar mal súbito.


    Mais de 210 mil pessoas morrem por ano em decorrência de um mal súbito no Brasil. Os dados foram divulgados pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor). O mal súbito não é considerado uma doença, mas apresenta sintomas que podem estar relacionado à diversas causas, como desidratação até problemas cardiológicos graves, como arritmias cardíacas e infarto, e neurológicos, como aneurisma e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Por isso, o recomendado para pacientes com pré-disposição a problemas cardiológicos e neurológicos é a manutenção da saúde com o acompanhamento médico especializado. A falta da prática de exercícios físicos, a obesidade, o uso de drogas ilícitas, também podem causar o problema.

    “O mal súbito, também conhecido como morte súbita, é quando ocorre o óbito de forma inesperada em uma pessoa que não tem uma doença previamente conhecida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a morte acontece após 1 hora e até 24 horas depois do primeiro sintoma”, explicou Nicodemos Lopes, cardiologista especialista em arritmias cardíacas do Hospital Jayme da Fonte. Não existem sinais que possam ajudar a prevenir o mal súbito, mas existem sintomas de doenças que podem causar a situação.

    Segundo o cardiologista, patologias como o acidente vascular cerebral, dissecção de aorta e algumas doenças cardíacas genéticas podem causar morte súbita. Ele ressalta, porém, que a principal causa de morte súbita é o infarto agudo do miocárdio. Os sintomas do infarto podem incluir dor e desconforto torácico, falta de ar, náuseas, transpiração em excesso e desmaio. Os principais fatores de risco para o infarto são hipertensão, diabetes, obesidade, estresse, tabagismo e colesterol elevado.

    O mal súbito pode se manifestar em pessoas de qualquer idade e gênero. Além de doenças, pode estar relacionado a outros fatores, já que o problema também independe do estilo de vida do paciente. Porém, homens entre 60 e 70 anos são os que mais correm risco. Em pessoas mais jovens, também pode ser causado pelo consumo exagerado de drogas ilícitas, remédios para emagrecer, hormônios e diuréticos, além da prática de exercícios físicos sem acompanhamento de um profissional da área.

    Apesar de ser algo que atinge o paciente de forma inesperada, é possível evitar o mal súbito com mudanças de hábitos. “O ideal é sempre consultar um cardiologista porque assim é possível avaliar se você apresenta algum fator de risco que pode contribuir para o desenvolvimento da morte súbita. Com a identificação desse problema conseguimos tratar adequadamente cada situação. Também é importante manter uma dieta balanceada orientada por um nutricionista, evitar o tabagismo, praticar exercícios físicos regularmente. Isso vai contribuir para uma vida saudável, com qualidade e longa”, finalizou o cardiologista do Hospital Jayme da Fonte, Dr. Nicodemos Lopes.

    Para uma identificação correta e melhor forma de tratamento para evitar o mal súbito, o paciente deve procurar centros médicos que são referência em atendimento cardiológico, como o Hospital Jayme da Fonte, que possui um departamento para área. A instituição oferece uma estrutura moderna para a realização de consultas, com um centro de diagnóstico sofisticado, tratamentos cirúrgicos, UTI totalmente equipada, médicos plantonistas e apresenta uma baixa taxa de infecção hospitalar. O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece atendimento cardiológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Partido Liberal, liderado pelo grupo Ferreira em Pernambuco, perde o DETRAN para o Progressistas de Eduardo da Fonte.

     O Progressistas, partido liderado em Pernambuco pelo deputado federal Eduardo da Fonte, irá indicar o presidente do DETRAN. Isto foi de...