Há exatos 35 anos, Sport Recife conquistava o título de campeão brasileiro de 1987.



    Há exatos 35 anos (7 de fevereiro de 1988), o Sport vencia o Guarani por 1 a 0, na Ilha do Retiro, na final do Módulo Amarelo do Campeonato Brasileiro de 1987 e, devido ao Flamengo infringir o regulamento — campeão da Copa União (Módulo Verde) — em enfrentá-lo, foi declarado campeão nacional daquele ano.

    Com o título, o Sport ganhou também o direito de levantar a Taça das Bolinhas, troféu entregue ao vencedor da competição. O triunfo do time pernambucano foi reconhecido pela CBF e pela FIFA, tendo o Sport Recife como o único campeão brasileiro de 1987.

Regulamento do Brasileirão 1987

    O Brasileirão daquele ano havia sido dividido em duas chaves (Módulos Verde e Amarelo) com 16 equipes cada pela CBF, que passava por grave crise financeira. A escolha das 16 equipes do módulo verde e amarelo, foi feita através do ranking nacional.

    O regulamento da competição, que foi assinado por todos os clubes, dizia que os dois melhores de cada chave disputariam um quadrangular. clube carioca e o time colorado gaúcho deveriam disputar um quadrangular final com os dois primeiros colocados do Módulo Amarelo: Sport e Guarani. Como se recusaram, a CBF declarou o time recifense campeão nacional.

    A geração que cresceu acompanhando o Sport a partir dos anos 1990 talvez estranhe algumas informações e declarações que virão a seguir. Antes de 1987, o Leão já era competitivo em Pernambuco. Ao conquistar o Brasileiro de 1987, o clube deu um salto qualitativo e quantitativo nunca antes visto no Estado. O nome do clube nacionalizou-se, a marca ficou mais forte e o patrimônio também aumentou.

    Para começo de conversa, no intervalo de 34 anos depois de ser campeão brasileiro, o clube da Ilha do Retiro conquistou vários títulos no futebol profissional, incluindo dois nacionais e três regionais. No estado foram 42 taças, com direito a dois pentacampeonatos (1996/2000 e 2006/2010). Para se ter uma ideia da força ganha pelo Sport, entre 1905 e 1987 foram 25 faixas de campeão, um período de 82 anos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Partido Liberal, liderado pelo grupo Ferreira em Pernambuco, perde o DETRAN para o Progressistas de Eduardo da Fonte.

     O Progressistas, partido liderado em Pernambuco pelo deputado federal Eduardo da Fonte, irá indicar o presidente do DETRAN. Isto foi de...